Mateus Recouso
No domingo, 3 de Agosto, foi realizado um evento de troca de livros na Fonte do Sapo, em Santos. O Troca-Troca de Livros, como é chamado, já está em sua 12ª edição. Ele é realizado mensalmente em Santos, com algumas edições ocasionais em São Vicente e tem um público cada vez maior. De acordo com a organizadora do evento, Juliana Gomes, as últimas edições tiveram entre 80 e 100 participantes.
Além do aumento no público, o Troca-Troca de livros também repercutiu na mídia local com uma reportagem realizada pelo Jornal A Tribuna e duas entrevistas com Juliana para os canais de televisão Santa Cecilia e TVCOM.
O mais interessante desse evento é o seu formato inusitado, que consiste em cada participante deixar seus livros nas cangas colocadas no chão e pegar outros sem a necessidade de trocar um por um. Apesar dessa liberdade, a página do Troca-Troca de Livros no Facebook recomenda que os participantes levem apenas o que realmente querem ler para não tirar a oportunidade de outras pessoas.
O risco de alguém pegar muitos livros é algo que divide opiniões. Para Juliana “não é um grande problema, pois mesmo que isso aconteça uma vez, a pessoa acaba aprendendo a desapegar ao ir em outras edições e passa a contribuir também”. Entretanto, para Camila Fernandes, frequentadora constante do Troca-Troca de livros, isso pode ser problemático as vezes: “Já vi gente levar além da conta em outras edições do evento. Na edição anterior, por exemplo, um rapaz não trouxe nenhum livro e pegou um monte. Acho que depende muito do bom senso da pessoa”.
A próxima edição do Troca-Troca de Livros acontece no primeiro domingo de setembro também na Fonte do Sapo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário