quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Arena de Debates 2014 mobiliza alunos do ensino médio

12/08/2014

Lucas Santana

No sábado, dia 9 de agosto, o colégio do Carmo realizou sua tradicional Arena de Debates. Este ano o tema abordado foi: Santos nos Últimos 20 anos. Cada sala do Ensino Médio ficou responsável por um subtema, que foram: Tecnologia, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Infraestrutura. As apresentações começaram por volta das 8 horas da manhã.

Para o aluno Filipe Menezes foi muito satisfatório fazer este trabalho. “É bom para o nosso futuro, adquirimos conhecimento e aprendemos cada vez mais a buscar informações a respeito do assunto.”

Gabriela Meirelles, outra aluna que apresentou o trabalho, revelou que foi muito trabalhoso pesquisar os temas. “Procuramos em muitos sites, selecionávamos as informações e assim foi saindo”.

Fernanda Teles do 2°B, que apresentou no palco o tema Sociedade – Juventude, também considerou muito gratificante. “Foi muito bom apresentar junto com meus colegas o trabalho, mesmo muito nervosa, acho que me saí bem e me sinto cada vez mais capacitada para apresentar esses tipos de trabalhos”.

Porém, Fernanda e boa parte dos alunos não gostaram da forma com que o trabalho foi avaliado. A nota da Avaliação Intermediária é constituída a partir da Avaliação Intermediária escrita somada à Arena e dividida por 2. “Se a sua nota da Arena for menor que a nota da prova escrita sua nota final diminui. Não gostei da minha nota. Estudei muito para prova, me dediquei para a Arena e senti que a nota da prova escrita foi menosprezada”, dispara Fernanda.
O orientador pedagógico do colégio, Fabio Gaia diz que a ideia da Arena surgiu na intenção dos alunos saberem lidar com um trabalho grande que envolve várias disciplinas, trabalhar em grupo, observar e aplicar normas técnicas e terem uma responsabilidade de fazer um bom trabalho, pois isso pode se tornar muito útil para trabalhos futuramente realizados na faculdade.
Quanto a forma de avaliação muito criticada pelos alunos, Fabio diz que a cada ano a escola tenta melhorar a forma de avaliação. “ Estamos sempre atentos ao que os alunos acham para a cada ano aprimorarmos mais o modo de como essa nota é dada. Entendo que a avaliação pode e deve ser melhorada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário