segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cabelegria continua atraindo doadores

27/05/2014

Fernanda Teles

Quem nunca se sensibilizou ao ver uma pessoa sofrendo com o câncer? Ou ao ver uma garota tendo que cortar seus longos cabelos por causa do tratamento? Sensibilizadas, as amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn criaram a “Cabelegria”, uma campanha que consiste em arrecadar mechas de cabelo para confeccionar perucas para pacientes do câncer.

A ex-aluna do Colégio do Carmo, Juliana Battaglia, de 18 anos, se interessou pela campanha e resolveu doar 15 cm de seu cabelo. “Nunca tinha pensado na possibilidade de doar, mas achei interessante depois de ver várias pessoas doando. Então, como já estava com vontade de cortar, resolvi participar”, conta. Mesmo não sabendo para quem será destinada a peruca com a sua mecha de cabelo, ela tem muita curiosidade em saber como vai ficar. “Imagino que vai ser bem bonita e diferente.”

Sobre o Cabelegria - O projeto iniciou em outubro de 2013 após uma amiga das fundadoras ter doado seu cabelo para Santa Casa de São Paulo. Alguns dias depois da doação surgiu a ideia de criar um evento no Facebook com a mesma finalidade: reunir pessoas para doação de cabelo. Em pouco tempo, o evento saltou de 700 para 1700 participantes. A partir deste momento nasceu o Cabelegria.
Em menos de seis meses o que era apenas um evento em uma rede social se tornou uma ONG. Hoje, ela trabalha em parceria com a Andrea Lopes Cabelos, que confecciona as perucas de graça. Atualmente, o Cabelegria já recebeu mais de 7.500 doações de todo o Brasil, inclusive alguns de outros países, e cada vez mais pessoas estão aderindo à ideia.
Qualquer um pode doar homem ou mulher, adulto ou criança. Basta ter vontade. É aceito qualquer tipo de cabelo, mesmo que contenha química ou tintura. O mínimo para doar são 10 cm, ou seja, cerca de um palmo. Para confeccionar uma peruca são necessários cerca de 200 gramas de cabelo. Quanto mais cabelo arrecadado, mais sorrisos serão abertos.

Para doar basta fazer um “rabo” com o cabelo cortado e enviar pelo correio através de um endereço fornecido pela página do Facebook. Além disso, todos os doadores recebem um certificado fornecido pelo Cabelegria como uma maneira de agradecimento. As doações podem ser financeiras também através do Facebook ou por depósito direto na conta da ONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário