quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Baixada Santista lidera mortes por leptospirose no Estado

09/09/2014

Lucas Santana

Pesquisa aponta Baixada Santista como líder em mortes por leptospirose em todo o Estado. Foram dez óbitos entre janeiro e julho, período em que o estudo foi realizado. O status alarmante foi divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de estado da Saúde, órgão responsável pelos dados. Na Capital, o número de casos chega a 129, com nove mortes registradas.

Segundo a enfermeira Graziella Barbosa, os altos índices de leptospirose se devem provavelmente por conta das chuvas na região. Não tem chovido, mas quando chove é com bastante intensidade. “Melhorar o saneamento básico, principalmente nas regiões mais necessitadas, pode ser uma solução,” diz Graziella.

Ainda segundo a pesquisa, na cidade de Santos há um número estimado de seis a dez ratos para cada habitante. A quantidade oscila conforme a época do ano, o clima e os restos de alimentos deixados de maneira errada na rua pelos munícipes. Por isso, a importância do descarte adequado do lixo.


A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. O Ministério da Saúde alerta sobre a importância da orientação médica quando os sintomas da leptospirose surgirem. A doença pode ser tratada em ambulatórios, mas caso haja gravidade no caso deve haver internação do paciente e obviamente nunca se automedicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário