domingo, 16 de novembro de 2014

Festa Junina do Carminho une o tradicional com o moderno.

10/06/2014
Mateus Recouso

A Festa Junina do Colégio do Carmo, que ocorreu no dia 7 de junho, começou de uma forma diferente com uma apresentação dos alunos do Carminho que misturava quadrilha tradicional com Copa do Mundo e música pop.

De início, a quadrilha parecia bastante normal com músicas caipiras e infantis e roupas bastante tradicionais, porém a decoração repleta de verde e amarelo em meio as bandeiras comuns de Festa Junina já denunciava o que viria a seguir.

Após as danças do Maternal e dos Jardins, o 1ºAno do Fundamental fez o sempre presente casamento de forma bem humorada com direito ao padre chamando o noivo de “traste”, porém no fim veio a primeira surpresa: os alunos quebraram a formação tradicional e jogaram as mãos pro alto ao som do hit “Happy”, de Pharrell Williams.

No entanto, a maior surpresa ficou para o final, quando as classes se uniram e encerraram a apresentação de forma descontraída ao som de “Vem pra Rua” e "País do Futebol", quebrando completamente com o estilo tradicional visto no começo.

"O Carmo sempre teve essas inovações na Festa Junina. A Renata (diretora do colégio) sempre procura juntar a quadrilha tradicional com algum tema atual." diz Rosa Garcia, coordenadora do Colégio.

Os pais aprovaram as inovações na Festa. "Eu acho que o encerramento fez todo o sentido, pois estamos a uma semana da Copa. Foi uma decisão muito boa por parte das tias", diz Jansen Lopes, pai de Vitor e Pedro Lopes, do Maternal.

Carmo organiza rodízio de pizza para os melhores alunos

12/05/2014
Mateus Recouso

O Colégio do Carmo organizou no dia 8 de Maio um rodízio de pizza no restaurante Mania de Churrasco para os dez melhores alunos do primeiro trimestre. Os escolhidos foram: Ana Carolina Pereira, Ana Sofia Marques, Fernanda Henriques, Izabela Ameleto, Leonardo Mason, Leticia Furigo, Marcelle Henriques, Maria Claudia Pereira, Marina Gonzaga e Mateus Recouso.

Além dos alunos, os professores Rogério Brancacio e Fernando Levine, o coordenador Fábio Gaia e a própria diretora do Colégio Renata Gaia também estavam presentes no evento.

De acordo com o coordenador Fábio Gaia, "isso (o rodízio de pizza) é uma coisa já tradicional da escola que nós fazemos para estimular os alunos e promover esse encontro entre alunos e professores.
Mas como são escolhidos esses alunos? "A seleção é feita pela média global do aluno (soma das médias de todas as matérias dividido pelo numero de alunos), porém se algum aluno estiver de recuperação, ele não poderá ser escolhido", explica Fábio.

Os alunos escolhidos aprovaram a ideia do rodízio. “Eu gostei do rodízio de pizza e achei a iniciativa legal para incentivar os alunos a melhorarem” diz Leticia Furigo, do 3ºB, “mas não gostei muito da disposição da mesa, pois se estivéssemos numa mesa redonda (a mesa escolhida pelo Colégio era retangular), poderíamos conversar melhor”, alega ela.

Prefeitura inicia obras no pontilhão do Canal 7 causando transtorno para moradores

20/05/2014
Mateus Recouso

A prefeitura de Santos começou no dia 12 deste mês (maio) as obras de recuperação do pontilhão entre o Canal 7 e a Avenida Saldanha da Gama. Este trecho da orla está interditado nos dois sentidos. De acordo com a prefeitura, as obras serão concluídas em três meses.

Segundo o site oficial da prefeitura de Santos, os motoristas deverão mudar seus trajetos da seguinte forma: os veículos que trafegam na orla, sentido José Menino/Ponta da Praia, deverão acessar a Av. Cel. Joaquim Montenegro (Canal 6) ou a Rua Carlos de Campos, seguindo pelas avenidas Epitácio Pessoa/ Rei Alberto I. No sentido oposto, os motoristas poderão entrar no Canal 7 e convergir à esquerda na Rei Alberto.

Além disso, o site também explica que as rotas dos ônibus municipais 4, 19, 25, 29, 156 e 191 e dos intermunicipais 8, 927, 940, 942 e 943 no sentido Ponta da Praia-José Menino serão desviados a partir da Rua Antônio Guenaga, seguindo pela Av. General San Martin (sentido praia/Cais), retornando na Praça Nossa Senhora do Carmo e seguindo pela Avenida General San Martin, Rua Antonio Guenaga (sentido Cais/praia) e Av. Alm. Saldanha da Gama.

Segundo Carmen Recouso, moradora da região, “a obra do pontilhão do Canal 7 tem provocado muitos congestionamentos na Avenida Rei Alberto, principalmente no trecho entre o Canal 7 e o Ferry Boat, pois lá é o ponto final de alguns ônibus e seletivos”.

Grupo de Estudos do Carmo terá como objetivo preparar os alunos para o vestibular

06/05/2014
Mateus Recouso

O Colégio do Carmo iniciará o Grupo de Estudos na primeira segunda-feira de maio (dia 5). Esse projeto tem o objetivo de preparar os alunos do 3º Ano para os principais vestibulares do País por meio de aulas de revisão, que acontecerão às segundas, quartas e sextas, das 13h30 até às 17h.

“No ano passado, o Grupo de Estudos ajudou muitos alunos a entrarem nas universidades federais e estaduais”, afirma o professor Rogério Brancacio. No entanto, ele ressalta a importância da presença integral do aluno. “O importante é que o aluno não escolha as aulas, pois todas são essenciais para o aprendizado”.

Além de disponibilizar o Grupo de Estudos para seus alunos, o Colégio do Carmo também permite que alunos de escolas públicas, indicados pelos professores do Colégio que também trabalham nessas escolas, participem do projeto.

Os alunos do 3º Ano estão ansiosos pelo início do Grupo de Estudos. “Eu espero revisar a matéria que já foi passada para entendê-la de forma mais clara e poder passar de primeira no vestibular”, diz a aluna Ana Sofia Marques, do 3º Ano B, que pretende fazer os vestibulares da UNICAMP e da UFSCAR para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Colégio do Carmo participa de festival de teatro

20/10/2014

Lucas Santana
Ditadura militar. Este é o tema central da peça ¨64¨, apresentada no dia 13 de outubro, pelos alunos do curso de teatro do Carmo, no teatro Guarany, em Santos.

O tema aborda o universo da ditadura militar, a busca pela democracia nos anos 60 e o posicionamento dos jovens diante deste cenário: enquanto alguns se rebelaram e lutaram outros eram contidos pelo medo.

A diretora e criadora da peça, Andreia Oliveira conta que a ideia surgiu ano passado. “Este tema me instiga muito, por isso decidi criar um texto e lançar a ideia ao grupo. O tema foi aprovado e logo começaram as pesquisas e ensaios”.

O ator/aluno, Gabriel Schiller que interpreta um militar, diz que nos ensaios da peça redescobriu a paixão pelas artes cênicas. “Eu havia deixado o grupo devido à outros compromissos, mas com um pedido direto da diretora e professora retornei ao grupo e estou muito contente nessa nova fase”.

O novato no grupo de apenas 11 anos, Roberto Meirelles, que interpreta o filho de uma rebelde em busca da democracia, diz que gostou muito de participar de uma peça com um tema tão pesado e tenso. ¨Gostei muito do resultado.


Para a diretora, o saldo mais uma vez foi surpreendente. ¨No período de ensaios as coisas são de um jeito. Porém, quando vai para o palco, com direito a público, tensão etc., tudo é completamente diferente. Mesmo com as limitações que todos os grupos de teatro possuem, adorei o resultado da peça no palco.

Alunos visitam SAMU

03/06/2014

Lucas Santana

Os alunos do curso de Saúde oferecido pelo colégio do Carmo visitaram no dia 13 de Maio as instalações do SAMU, situado na Rua Barão de Paranapiacaba, 241- Encruzilhada Santos. Nessa visita, os estudantes puderam ver mais de perto como ocorrem as ações no SAMU.

O aluno Lucca Schaffer gostou muito de participar. Segundo ele foi uma boa experiência para todos terem mais noção de como realmente funciona o atendimento. “Acho que deveria se investir mais na infraestrutura. Presenciei isso na emergência do SAMU, mas imagino que em vários outros hospitais haja essa necessidade”.


Contudo o colégio continua com seus cursos durante a semana e os alunos estão cada vez mais empenhados em ter um bom desempenho.

Barracas agitam a festa junina

10/06/2014

Lucas Rodrigues Santana

Como todo ano a festa junina do colégio do Carmo ocorreu neste mês de Junho no ultimo sábado dia 07. Sempre contando com danças típicas, muitas brincadeiras e as famosas barraquinhas de doces, pipocas, churros, refrigerantes e lanches em geral.

A barraca de Doce foi organizada pelos alunos do 3° ano que vão se formar, eles mesmos que trabalharam. O dinheiro arrecadado é utilizado para custear os gastos do baile de formatura

A barraca de lanches ficou sob responsabilidade dos pais e alunos do 9°ano que também irão se formar o dinheiro foi revertido da mesma forma, e os mesmos também fizeram rifas para conseguir mais verba.

Segundo Rosangela Santana, mãe da aluna Beatriz Santana formanda do 9°ano. “É muito importante a festa junina para os formando, pois é um grande entretenimento pra eles e ajudam bastante também na formatura tão desejadas”.


As demais barracas ficaram por conta de donos particulares e todos venderam muito bem e gostaram muito de contribuir com a festa junina.

Baixada Santista lidera mortes por leptospirose no Estado

09/09/2014

Lucas Santana

Pesquisa aponta Baixada Santista como líder em mortes por leptospirose em todo o Estado. Foram dez óbitos entre janeiro e julho, período em que o estudo foi realizado. O status alarmante foi divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de estado da Saúde, órgão responsável pelos dados. Na Capital, o número de casos chega a 129, com nove mortes registradas.

Segundo a enfermeira Graziella Barbosa, os altos índices de leptospirose se devem provavelmente por conta das chuvas na região. Não tem chovido, mas quando chove é com bastante intensidade. “Melhorar o saneamento básico, principalmente nas regiões mais necessitadas, pode ser uma solução,” diz Graziella.

Ainda segundo a pesquisa, na cidade de Santos há um número estimado de seis a dez ratos para cada habitante. A quantidade oscila conforme a época do ano, o clima e os restos de alimentos deixados de maneira errada na rua pelos munícipes. Por isso, a importância do descarte adequado do lixo.


A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. O Ministério da Saúde alerta sobre a importância da orientação médica quando os sintomas da leptospirose surgirem. A doença pode ser tratada em ambulatórios, mas caso haja gravidade no caso deve haver internação do paciente e obviamente nunca se automedicar.

Arena de Debates 2014 mobiliza alunos do ensino médio

12/08/2014

Lucas Santana

No sábado, dia 9 de agosto, o colégio do Carmo realizou sua tradicional Arena de Debates. Este ano o tema abordado foi: Santos nos Últimos 20 anos. Cada sala do Ensino Médio ficou responsável por um subtema, que foram: Tecnologia, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Infraestrutura. As apresentações começaram por volta das 8 horas da manhã.

Para o aluno Filipe Menezes foi muito satisfatório fazer este trabalho. “É bom para o nosso futuro, adquirimos conhecimento e aprendemos cada vez mais a buscar informações a respeito do assunto.”

Gabriela Meirelles, outra aluna que apresentou o trabalho, revelou que foi muito trabalhoso pesquisar os temas. “Procuramos em muitos sites, selecionávamos as informações e assim foi saindo”.

Fernanda Teles do 2°B, que apresentou no palco o tema Sociedade – Juventude, também considerou muito gratificante. “Foi muito bom apresentar junto com meus colegas o trabalho, mesmo muito nervosa, acho que me saí bem e me sinto cada vez mais capacitada para apresentar esses tipos de trabalhos”.

Porém, Fernanda e boa parte dos alunos não gostaram da forma com que o trabalho foi avaliado. A nota da Avaliação Intermediária é constituída a partir da Avaliação Intermediária escrita somada à Arena e dividida por 2. “Se a sua nota da Arena for menor que a nota da prova escrita sua nota final diminui. Não gostei da minha nota. Estudei muito para prova, me dediquei para a Arena e senti que a nota da prova escrita foi menosprezada”, dispara Fernanda.
O orientador pedagógico do colégio, Fabio Gaia diz que a ideia da Arena surgiu na intenção dos alunos saberem lidar com um trabalho grande que envolve várias disciplinas, trabalhar em grupo, observar e aplicar normas técnicas e terem uma responsabilidade de fazer um bom trabalho, pois isso pode se tornar muito útil para trabalhos futuramente realizados na faculdade.
Quanto a forma de avaliação muito criticada pelos alunos, Fabio diz que a cada ano a escola tenta melhorar a forma de avaliação. “ Estamos sempre atentos ao que os alunos acham para a cada ano aprimorarmos mais o modo de como essa nota é dada. Entendo que a avaliação pode e deve ser melhorada”.



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Colégio fará Festa Junina no dia 7 de Junho

27/05/2014
Mateus Recouso

O Colégio do Carmo está organizando a Festa Junina que ocorrerá no dia 7 de junho no pátio e nas quadras.  O evento contará com diversas atrações como barracas de jogos e alimentos, além das tradicionais danças de quadrilha, que serão feitas por alunos de todas as séries. A organização da festa está sendo feita pelos alunos do 9º e 3º Ano, os professores e a coordenação do Colégio.

De acordo com a coordenadora Rosa Garcia, a Festa Junina contará com as barracas de jogos Coelinho, Canaleta e Pescaria, as de Doces (do 3º Ano), Cachorro Quente e Mexicano (9º Ano) e Pipoca. Além disso, também haverão brinquedos infláveis para as crianças, Correio Elegante (também organizado pelo 9º Ano) e Sopa no refeitório para os familiares.

As danças começarão às 17h (horário previsto) com a apresentação dos alunos do Carminho, seguida pelas danças do Fundamental, às 18h30, e do 3º Ano do Ensino Médio, cujo horário não foi especificado. Rosa afirma que todas as danças serão de quadrilha tradicional sem nenhum tema especifico. Em anos anteriores, o Colégio já fez Festas Juninas temáticas.

Amanda Donzalisky, integrante da comissão de formatura do 3º Ano A, explica que a quadrilha do 3º Ano será composta de músicas tradicionais e hits modernos como “Lepo Lepo” e “Beijinho no Ombro”. Além disso, existirão alguns personagens durante a dança, como o noivo pobre (Ingrid Schimith), a noiva (Gabriel Silva), o noivo rico (Caio Cezar) e a daminha ostentação (Fernanda Presto).

Troca-Troca de Livros reúne leitores de Santos

05/08/2014
Mateus Recouso

No domingo, 3 de Agosto, foi realizado um evento de troca de livros na Fonte do Sapo, em Santos. O Troca-Troca de Livros, como é chamado, já está em sua 12ª edição. Ele é realizado mensalmente em Santos, com algumas edições ocasionais em São Vicente e tem um público cada vez maior. De acordo com a organizadora do evento, Juliana Gomes, as últimas edições tiveram entre 80 e 100 participantes.

Além do aumento no público, o Troca-Troca de livros também repercutiu na mídia local com uma reportagem realizada pelo Jornal A Tribuna e duas entrevistas com Juliana para os canais de televisão Santa Cecilia e TVCOM.

O mais interessante desse evento é o seu formato inusitado, que consiste em cada participante deixar seus livros nas cangas colocadas no chão e pegar outros sem a necessidade de trocar um por um. Apesar dessa liberdade, a página do Troca-Troca de Livros no Facebook recomenda que os participantes levem apenas o que realmente querem ler para não tirar a oportunidade de outras pessoas.

O risco de alguém pegar muitos livros é algo que divide opiniões. Para Juliana “não é um grande problema, pois mesmo que isso aconteça uma vez, a pessoa acaba aprendendo a desapegar ao ir em outras edições e passa a contribuir também”. Entretanto, para Camila Fernandes, frequentadora constante do Troca-Troca de livros, isso pode ser problemático as vezes: “Já vi gente levar além da conta em outras edições do evento. Na edição anterior, por exemplo, um rapaz não trouxe nenhum livro e pegou um monte. Acho que depende muito do bom senso da pessoa”.

A próxima edição do Troca-Troca de Livros acontece no primeiro domingo de setembro também na Fonte do Sapo.

Império é nova festa de arrecadação do 3ºAno

12/08/2014
Mateus Recouso

Império é o nome da nova festa que está sendo organizada pela comissão de formatura do 3º Ano juntamente com a Companhia do Sucesso. Assim como as duas festas anteriores, a Império tem como objetivo arrecadar dinheiro para a formatura do 3º Ano. A festa será realizada na União Imperial, no dia 7 de setembro.

De acordo com a integrante da comissão de formatura, Amanda Donzalisky, as principais atrações da festa serão: DJ Jogado, DJ Micelli, Grupo Coisa de Pele e o famoso cantor de funk MC Bola, criador do hit ‘Ela é Top’ e nascido na cidade de Santos”.

A comissão de formatura está com expectativas altas para a Império. “Nós esperamos que essa festa seja ainda melhor que as anteriores. Caso ela tenha sucesso, nós poderemos organizar mais uma antes do fim do ano.”

No entanto, alguns alunos, como Felipe Vasconcelos, do 3º Ano A, estão insatisfeitos com alguns aspectos da festa.  “Espero que desta vez tenha mais gente, principalmente mulheres. Na última tinha pouca gente e as pessoas ficaram muito espalhadas. Também acho que erraram na escolha do local, pois sua localização é ruim e o espaço em si é inferior à Capital Disco, onde foram realizadas as outras duas festas.”

Alunos do Fundamental apresentam feira sobre regiões do Brasil

12/08/2014
Mateus Recouso

Os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental do Carmo realizaram no dia 9 de agosto a Feira das Regiões.  Durante o evento, cada uma das classes ficou responsável por um estande que representava uma das cinco regiões do Brasil. Nestes estandes os alunos vendiam alimentos ou artesanato típicos daquela região e exerciam atividades relacionadas a cultura e aos costumes do local. Por exemplo, o estande da região Nordeste tinha um aluno vestido de sertanejo que tocava um cavaquinho.

A professora Eliane Pereira explicou melhor esse trabalho dos alunos do Fundamental. “Além desta feira, as classes também fizeram uma pesquisa escrita na qual elas descobriram mais sobre a cultura, a economia e a geografia daquela região. Desta forma, eles puderam chegar ao objetivo final do trabalho que é aprender um pouco mais sobre cada região do país. Além do caráter educativo, o evento também tem o objetivo de arrecadar dinheiro por meio da venda das comidas e artesanato típicos disponíveis nos estandes”, explica Eliane.


Luciano Quartieri, pai da aluna Iris Quartieri, apoia o formato da feira. “Esse tipo de evento é muito importante para o aluno, pois foge do aprendizado normal em sala de aula e faz com que o jovem vivencie a cultura de cada região, eliminando seus preconceitos sobre elas.”

Carmo oferece simulados para os alunos do terceiro ano

9 de Setembro de 2014
Mateus Recouso

Durante o último trimestre letivo de 2014, o Colégio do Carmo oferecerá três simulados gratuitos para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A primeira avaliação aconteceu no dia 1º de Setembro e as outras ocorrerão nos dias 1º e 31 de Outubro.

Rogério Brancacio, responsável pela coordenação dos simulados, explica que as provas contêm 50 questões cada, algumas retiradas de vestibulares e outras originais, mas de estilo similar. Com o objetivo de preparar os alunos para o ENEM, muitas das questões do segundo teste serão de edições anteriores do exame, além de uma redação que também seguirá seus padrões de avaliação.

“Para que o aluno esteja preparado para os principais vestibulares de hoje é necessário que ele revise os conteúdos de anos anteriores e ponha-os em prática. O Colégio do Carmo faz com que essa tarefa seja mais fácil para o aluno por meio dos simulados e do Grupo de Estudos”, explica Brancacio.

Mateus Toffoli, aluno do 3ºAno, aprova a ideia. “Acho que toda ajuda é bem vinda quando estamos tão perto dos vestibulares. O primeiro simulado não ajudou muito no meu objetivo, que é o ENEM, no entanto, o segundo será muito útil pra mim.”

Já a aluna Maria Claudia Pereira, do 3º Ano B, acredita que esses auxílios podem acabar prejudicando o aluno. “Acredito que o Grupo de Estudos, simulados e outros até podem nos ajudar nos vestibulares. Porém, acho que os professores fazem muita pressão para que estudemos e tenhamos um alto desempenho. Isso pode acabar nos deixando nervosos na hora de fazer a prova real.”

Carmo oferece curso preparatório de redação para o ENEM

22/09/2014
Mateus Recouso

O Colégio do Carmo ofereceu para seus alunos do 2º e do 3º Ano três aulas preparatórias gratuitas para a redação do ENEM. As aulas foram ministradas pela professora convidada Claudia Heloisa, chamada exclusivamente para esse curso, e aconteceram nos dias 11, 16 e 18 de setembro.

Apesar de nunca ter participado da banca de avaliadores do ENEM, Claudia Heloisa é professora de redação e literatura há 22 anos e já corrigiu redações dos vestibulares de várias faculdades de Santos. “O objetivo do curso é fazer com que o aluno perceba-se dominante do seu idioma. É importante que ele compreenda quais são suas dificuldades ao fazer uma redação para que possa saná-las na hora de escrever e, desta forma, melhorar seu texto”, explica.

A aluna Bruna Prata, do 3º Ano A, participou de todas as aulas e ficou bastante satisfeita com o conteúdo passado.  “Em minha opinião, o curso foi muito bom. Ele ensina de forma precisa o que é necessário para ir bem em uma redação de ENEM, além de ser excelente para tirar dúvidas sobre o assunto. Acredito que essa experiência me ajudará bastante, não só na redação do ENEM, mas também nas de outros vestibulares”.

Ventania na Cãominhada em Santos


05/09/2014

Fernanda Teles

Uma forte ventania marcou a 10° edição da Cãominhada, que ocorre todo ano na Orla da praia em Santos. Os ventos chegaram a cerca de 70 km/h ferindo pessoas, animais e destruindo algumas barracas que estavam montadas para o evento.

Com os ventos, os participantes foram obrigados a procurarem um local próximo e fechado para se abrigarem. A dificuldade foi encontrar algum local que aceitasse cachorros. “Foi uma tragédia! As pessoas se perderam e se machucaram gravemente. Inclusive um garoto rompeu o baço, pois estava pulando na cama elástica no momento em que começou a ventania,” diz Lilian João, uma participante da edição desse ano. Além do garoto, outras duas pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram hospitalizadas.


A Cãominhada é um encontro onde pessoas levam seus cães para passear e se divertir. Um dia antes do evento a avenida da praia é interditada, entre os canais quatro e seis, para que haja a montagem de todas as barracas de vacinação, castração, pet shops etc. Porém, esse ano, todo o trabalho foi destruído pela ventania.

Semana de provas é invadida pelo feriado

15/04/2014

Fernanda Teles

A semana de provas está ai! Depois de várias Avaliações Semanais e Intermediárias, do Carmovest e também de vários trabalhos, chegamos ao fim do 1° trimestre, que é marcado pelas Avaliações Trimestrais. Pelo menos, para aqueles que não ficarem para recuperação.

É uma semana de pura tensão, com duas provas por dia. Porém, neste trimestre foi diferente. Os alunos foram surpreendidos por um feriado no meio da semana de provas. Foram três dias de avaliações interrompidos por cinco dias sem aula. Dá pra relaxar um pouco a mente, não é mesmo? E dá para estudar bastante também, o que é muito recomendado.

Segundo a pedagoga, Alessandra Venturi para aqueles que vão prestar Enem e vestibulares neste ano o recomendado é utilizar o feriado para estudar bastante. “Quem quer ir bem precisa se sacrificar um pouco, o que no final nem será tão ruim assim, já que pode render um lugar na tão sonhada faculdade. O ideal é que os alunos tenham se preparado no mínimo desde o começo do ano”, diz.
Se o aluno relaxar no feriado, mas também estudar, isso é ótimo. “Estudar cinco dias seguidos sem parar cansa a mente e acaba até mesmo prejudicando o nosso rendimento”, opina o aluno Lucas Santana, do 2°ano. Com o feriado invadindo a semana, além de eles terem mais tempo para estudar, eles podem utilizar esses dias para descansar e sair para se divertir com sua família e amigos. Não se esquecendo de depois pegar nos livros.


O feriado traz apenas benefícios, então você precisa usufruir dele positivamente. Relaxe, mas estude. E se precisar, estude bastante. Ver suas notas boas ou seu nome na lista de aprovados do vestibular não tem preço. Boa sorte a todos!

Jogos do Interclasses já estão rolando

29/08/2014

Fernanda Teles

Para aqueles alunos que pensavam que o torneio não iria ocorrer esse ano já está rolando o Interclasses de 2014. Os jogos começaram no dia 15 de agosto e a primeira fase irá até o dia 5 de setembro, sempre no período da tarde, das 14h até às 16h.

Interclasses é um campeonato de futebol disputado entre os alunos do 9°ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Cada classe deve montar um time com cinco jogadores e um goleiro e, se possível, alguns substitutos. Segundo Fábio Gaia, orientador educacional do Colégio, o Interclasses é muito bom para a interação de todos os alunos. “É tradicional na escola há anos e os alunos esperam esse tipo de atividade. É uma forma de interagir as classes. Antigamente, havia o dobro de alunos, então as classes não eram tão unidas e os jogos eram uma forma de cada um se conhecer um pouco mais”, comenta. Gaia também disse que esse é um incentivo esportivo para os alunos. “Uma forma prática de se valorizar o esporte”.

As classes foram divididas dois grupos e deles saíram quatro times para a semifinal. A tabela de jogos é a seguinte:
Grupo 1: 3°A 3°B 2°A 2°B 2°C                     Grupo 2: 1°A 1°B 9°A 9°B
Data
Jogo
Horário
15/08
3°A X 3°B
9H50 (Recreio)



15/08
9°A X 9°B
Ed. Física
15/08
2°A X 2°B
14H00
15/08
1°A X 1°B
14H30
15/08
3°A X 2°C
15H00
15/08
3°B X 2°A
15H30
15/08
1°A X 9°A
16H00



22/08
2°B X 2°C
14H00
22/08
1°B X 9°B
14H30
22/08
3°A X 2°A
15H00
22/08
3°B X 2°B
15H30
22/08
1°B X 9°A
16H00



05/09
2°C X 2°A
14H00
05/09
3°A X 2°B
14H30
05/09
1°A X 9°B
15H00
05/09
2°C X 3°B
15H30

Alguns times estão bem animados e inclusive estão fazendo uniformes especiais para os jogos. Como, por exemplo, os meninos dos 1ºs anos A e B e os do 2°ano B. “Nós decidimos fazer a camisa personalizada, pois, já jogamos juntos há três anos e nunca fizemos uma. Então, esse ano, resolvemos fazer mais pela amizade e convívio”, diz Bruno Batalho, do 2°B.

Fábio diz ainda que esse ano também ocorrerá o Interclassses feminino se as garotas concordarem, mas serão formadas apenas quatro equipes, uma de cada ano (9°, 1°, 2° e 3°), devido à falta de participantes. “O Interclasses feminino é feito mais por diversão, pois as meninas não levam tão a sério. E também por ser bem engraçado”, completa.

Dias das Mães traz um sorriso para idosas

13/05/2014
                
Fernanda Teles

No último Dia das Mães alunos do 3° ano do Colégio do Carmo fizeram algo diferente. Marina Zanelli teve a ideia de entregar rosas para idosas no asilo São Vicente de Paulo. Os alunos Bruna Prata, João Pedro Martins, Gabriel Santana, Daniel Sfair e Mateus Recouso abraçaram o projeto.
A escolha das rosas não foi por acaso. Elas simbolizam o amor, a paixão e a caridade, o que fez com que as senhoras se sentissem prestigiadas.

Os alunos visitaram o asilo e ficaram lá cerca de uma hora. Além de entregar as rosas, eles conversaram e trocaram experiências com as senhoras. Segundo Mateus, elas amaram a surpresa. “As idosas ficaram muito felizes, algumas se surpreenderam e se emocionaram bastante”, diz. Ele nos contou também que uma das senhoras que recebeu a rosa confundiu os alunos com parentes, o que emocionou a todos.


O grupo pretende fazer outras ações ainda este ano. Porém, o importante mesmo foi abrir um sorriso no rosto daquelas mulheres e ter feito o Dia das Mães delas muito melhor.

Casa de Saúde mantem o P.S ginecológico aberto


Fernanda Teles

Depois de grande pressão popular e do apoio da Prefeitura, a Casa de Saúde Santos voltou atrás e manteve o Pronto Socorro Ginecológico aberto. No último dia primeiro de maio, o hospital declarou que fecharia as portas do P.S. de Ginecologia, o que impediria as grávidas de terem os seus filhos na hora que quisessem ou de urgência. Apenas partos programados seriam realizados. Segundo a Casa de Saúde, o prejuízo total era de cerca de R$ 2 milhões por ano.

Os convênios não estavam pagando o necessário para serem realizados os partos. O representante da Casa de Saúde, Evandro Rambaldi informou que não haveriam mais médicos disponíveis na porta, o que obrigaria as mamães a procurarem outra maternidade. As únicas opções em Santos seriam o São Lucas, Beneficência Portuguesa, Frei Galvão e a Santa Casa, fora os públicos.

Porém, o oferecimento de redução de impostos da Prefeitura conseguiu manter o P.S. aberto. Foram oferecidos descontos em torno de R$ 500 mil mensais.

Segundo o munícipe Hélio João, cuja esposa teve um de seus filhos no hospital, com isso os cidadãos acabam ganhando, mas também perdendo. “Isso significa que hoje quem paga o parto das grávidas é toda população da cidade, não os convênios”, opina.


“O programado era de que o local continuasse atendendo partos agendados. E de que também seria feito uma ampliação do Centro Cirúrgico”, diz a enfermeira Lilian João, que trabalha na Casa de Saúde. “Assim, aumentaria o número de cirurgias no hospital, favorecendo toda a cidade”. 

Calendário Colorido é novidade

06/05/2014

Fernanda Teles

Todo começo de trimestre os alunos do Colégio do Carmo recebem o calendário escolar. Nele contém todos os eventos e avaliações que acontecerão nesses três meses. Iniciando o 2° trimestre, os calendários de cada classe já foram entregues. E dessa vez ele está bem apertado, tentando conciliar todos os feriados que teremos com as provas. Então, fomos atrás para saber como esse calendário é feito.

O calendário começa a ser montado a partir das Intermediárias, que são marcadas cerca de 45 dias do início do trimestre. Após isso, são colocadas as Trimestrais no final do terceiro mês e, então, as Avaliações Semanais. Estas são marcadas da forma mais alternada possível, tentando sempre colocar uma prova de Exatas com uma de Humanas, para que fique menos pesado para os alunos. Mas, nem sempre acontece. Já as recuperações são marcadas praticamente um mês depois das provas finais do trimestre anterior, para que os alunos possam tirar suas dúvidas e ir bem na prova.

Nesse trimestre o calendário está mais colorido! Cada evento é marcado em sua devida data com uma cor diferente.  Como por exemplo, verde para as AI’s, rosa para as recuperações, roxo para o Carmovest, e por aí vai. Porém, em junho temos o calendário praticamente inteiro pintado. Neste mês teremos um feriado de dois dias, além de jogos da Copa, o que atrapalhou na confecção do calendário, segundo Fábio Gaia. “Por causa da Copa acabamos apertando muito e as AS’s ficaram muito juntas, atrapalhando também as Intermediárias”, conta. Os alunos perderão cinco dias de aula, o que prejudicará o conteúdo que ficará atrasado. O mês de junho vai ser corrido tanto para os professores, como para os alunos.

Apesar da correria que será esse trimestre, o calendário conseguiu ser montado com sucesso e já está sendo respeitado pelos alunos. O que resta é torcer para que toda a matéria consiga ser dada a tempo. E que para a Seleção vença.  

Cabelegria continua atraindo doadores

27/05/2014

Fernanda Teles

Quem nunca se sensibilizou ao ver uma pessoa sofrendo com o câncer? Ou ao ver uma garota tendo que cortar seus longos cabelos por causa do tratamento? Sensibilizadas, as amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn criaram a “Cabelegria”, uma campanha que consiste em arrecadar mechas de cabelo para confeccionar perucas para pacientes do câncer.

A ex-aluna do Colégio do Carmo, Juliana Battaglia, de 18 anos, se interessou pela campanha e resolveu doar 15 cm de seu cabelo. “Nunca tinha pensado na possibilidade de doar, mas achei interessante depois de ver várias pessoas doando. Então, como já estava com vontade de cortar, resolvi participar”, conta. Mesmo não sabendo para quem será destinada a peruca com a sua mecha de cabelo, ela tem muita curiosidade em saber como vai ficar. “Imagino que vai ser bem bonita e diferente.”

Sobre o Cabelegria - O projeto iniciou em outubro de 2013 após uma amiga das fundadoras ter doado seu cabelo para Santa Casa de São Paulo. Alguns dias depois da doação surgiu a ideia de criar um evento no Facebook com a mesma finalidade: reunir pessoas para doação de cabelo. Em pouco tempo, o evento saltou de 700 para 1700 participantes. A partir deste momento nasceu o Cabelegria.
Em menos de seis meses o que era apenas um evento em uma rede social se tornou uma ONG. Hoje, ela trabalha em parceria com a Andrea Lopes Cabelos, que confecciona as perucas de graça. Atualmente, o Cabelegria já recebeu mais de 7.500 doações de todo o Brasil, inclusive alguns de outros países, e cada vez mais pessoas estão aderindo à ideia.
Qualquer um pode doar homem ou mulher, adulto ou criança. Basta ter vontade. É aceito qualquer tipo de cabelo, mesmo que contenha química ou tintura. O mínimo para doar são 10 cm, ou seja, cerca de um palmo. Para confeccionar uma peruca são necessários cerca de 200 gramas de cabelo. Quanto mais cabelo arrecadado, mais sorrisos serão abertos.

Para doar basta fazer um “rabo” com o cabelo cortado e enviar pelo correio através de um endereço fornecido pela página do Facebook. Além disso, todos os doadores recebem um certificado fornecido pelo Cabelegria como uma maneira de agradecimento. As doações podem ser financeiras também através do Facebook ou por depósito direto na conta da ONG.

Alunos iniciam a preparação para a Arena de Debates

03/06/2014

Fernanda Teles

As preparações para a grande apresentação da Arena de Debates começaram há algumas semanas, quando as classes descobriram o tema do trabalho e qual o grupo de alunos formandos/professores que os auxiliaria. O tema desse ano é “As mudanças de Santos nos últimos 20 anos”. Cada classe será responsável por uma área e deve criar mais cinco subtemas para desenvolver as pesquisas e a própria apresentação. As áreas são Infraestrutura, Sociedade, Tecnologia, Economia e Meio Ambiente.

Como tradição, o Colégio do Carmo realiza a Arena todo ano, logo após as férias. Ela consiste em grandes apresentações onde são discutidos diversos assuntos. Essas são organizadas e realizadas por cada classe de 1º e 2º ano do Ensino Médio, porém recebem ajuda de grupos de alunos do 3º ano e dois professores já pré-selecionados. Cada classe deverá entregar a parte escrita até o dia 27 de junho e preparar uma apresentação com o auxílio de slides para mostrar a obra final para os professores, pais, alunos e interessados presentes. A decisão de quem fará a apresentação e de quem escreverá o trabalho em si é feita pelos próprios alunos. A Arena exige um grande esforço em equipe para no final o resultado ser satisfatório.

“A Arena foi criada com o intuito de incentivar e ensinar os alunos a realizarem pesquisas cientificas”, diz o professor Rogério Brancácio, um dos responsáveis pelo evento. Segundo pesquisas realizadas pela Equipe Brasil Escola e outras diversas redes preocupadas com a educação, cada vez mais jovens que entram para a faculdade encontram dificuldades ao realizar esse tipo de pesquisa, tão importante nos dias de hoje.

A grande apresentação acontece no dia 9 de agosto, quando os alunos deverão estar preparados e com o texto na ponta da língua. O trabalho total vale 10 pontos (7 do trabalho escrito e 3 da apresentação) e será considerado como uma Avaliação Intermediária. O que resta apenas é desejar boa sorte a todos!

3° ano faz quadrilha diferente na festa junina

10/06/2014

Fernanda Teles

Todo ano o Colégio do Carmo realiza uma grande festa junina nas suas dependências. No pátio são colocadas varia barracas de comida e nas quadras são colocados brinquedos típicos da festa. Além disso, são coreografadas diversas danças e quadrilhas pelos próprios alunos do colégio. O terceiro ano do ensino médio, em especial, sempre faz uma coreografia criativa e original e neste ano não romperam a tradição.

 Os alunos do 3° A e B se juntaram e fizeram uma quadrilha engraçada. Ao invés do típico casamento junino de dois caipiras foi feito um casamento de uma "piriquete" com um pobre, com direitinho a dama de honra jogando notas de dinheiro (de mentira) pela passagem do casal. O mais original em relação a isso foi o fato da noiva ser um garoto, Gabriel Silva e o do noivo ser uma garota, Ingrid Schmidt. Ao invés de um homem interromper a cerimônia para declarar seu amor pela noiva, o aluno Caio Cezar fez o papel de um homem rico que pede pra mulher casar com ele, pois, tem mais dinheiro. Durante todo o casamento junino os alunos realizaram danças especiais para cada situação. Entre as musicas coreógrafas estão "Beijinho no Ombro", "Lepo Lepo", "Ostentação Fora Do Normal", "Vem com noiz" e outros sucessos atuais. Os alunos das outras classes adoraram a criatividade. "Foi muito bom. Todos os anos compareço e achei a coreografia deste ano muito legal.", diz Lucas Rodrigues do 2°B.


 Além da coreografia os alunos que se formarão esse ano venderam diversos docinhos como brigadeiros e bolos. E também uma rifa de uma blusa de torcedor do Brasil. Como todo ano a festa junina ajudou muito na arrecadação de dinheiro para a formatura. E ainda fez muitos se divertirem e comerem boa comida.

Figurinhas da Copa viraram mania entre os alunos do Carmo

24/04/2014
Mateus Recouso

As figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2014 são a nova mania entre os alunos do Colégio do Carmo. Muitos estudantes, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, podem ser vistos andando pelo colégio com seus álbuns e bolos de figurinhas. As trocas de figurinhas e discussões sobre o assunto também são vistas constantemente nos corredores, no pátio, nas mesas da cantina e até na sala de aula.

Mas, por que esse álbum é um sucesso tão grande? De acordo com o aluno Felipe Vasconcelos, do 3º Ano A, “nós colecionamos o álbum da Copa por causa da nossa paixão pelo futebol e também por uma questão cultural. Alguns de nós, eu, por exemplo, colecionamos álbuns de Copas do Mundo desde pequenos, assim como nossos pais. É um habito que vai passando de uma geração para outra.”

Essa mania também virou um grande gasto para alguns. “Já gastei por volta de 100 reais em figurinhas. É um grande gasto, mas gosto de colecionar porque é algo que está na moda, além de ser um passatempo”, diz Daniel Debski, também do 3ºAno A.